A demissão da professora Daniele Abilio Silva, que lecionava Inglês e Espanhol na Escola Estadual Maria Lourdes Meira, em São José do Bonfim, região metropolitana de Patos, revoltou a comunidade escolar. Daniele é reconhecida pela dedicação, apreço e competência como professora que ministrava suas aulas e dirige projetos que estavam sob sua responsabilidade.
Lília Camila, que é estudante do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Maria de Lourdes, disse que a demissão da professora prejudicou de forma direta vários estudantes, pois Daniele estava como coordenadora do programa Gira Mundo e também envolvida no Projeto de Vida, no qual jovens se empenham e tem referência na professora.
Vinícius Lins, que é também estudante da referida escola, buscou a reportagem para saber os motivos que levaram à demissão repentina da excelente professora e que desempenhava suas funções de forma exemplar. Vários outros estudantes estão fazendo a mesma pergunta e sem respostas diante da notícia da demissão que logo se espalhou por São José do Bonfim.
A professora Daniele Abilio pode ter sido vítima de perseguição política envolvendo interesses por cargos de contratados junto ao Governo do Estado da Paraíba. A professora tem agido dentro da ética profissional, mas esse fato não faz diferença quando a visão de alguns políticos é apenas de politicagem e não dos interesses que primam a educação que forma também cidadania.
A reportagem fez contato com a gerente da 6ª Gerência Regional de Educação (6ª GRE), que tem sede em Patos. Genilúcia Medeiros disse que não tem informações sobre o desligamento da matrícula da professora e os motivos para tal. Daniele, de acordo com Genilúcia, é uma boa professora e não existe nenhum registro de queixa sobre ela.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #demissao • #persegicaopolitica • #professorademitida • #saojosedobonfim • professora