Governo atende reivindicação e aparelho de mamografia chega a cidade de Patos

O diretor do Complexo Hospitalar Regional, Francisco Guedes, comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 27, que a Secretaria de Estado da Saúde providenciou a instalação do aparelho de mamografia que […]



O diretor do Complexo Hospitalar Regional, Francisco Guedes, comunicou na manhã desta quarta-feira, dia 27, que a Secretaria de Estado da Saúde providenciou a instalação do aparelho de mamografia que irá atender toda a região de Patos. O equipamento será instalado no Hospital do Bem, em Patos.

Francisco Guedes relatou que o equipamento será instalado nos próximos 15 dias e terá funcionamento pleno, atendendo a reivindicação que estava sendo feito por vários segmentos da sociedade, especialmente movimentos de mulheres da cidade de Patos.

O mamógrafo chegou na tarde desta terça-feira, dia 26, e começará a ser montado conforme exigências técnicas. Francisco Guedes relatou que após as montagens e testes, o equipamento deve estar em funcionamento pleno na primeira quinzena de novembro de 2021. 

O serviço de mamografia será realizado de forma terceirizada, mas o Governo do Estado da Paraíba abriu processo de licitação/aquisição de equipamento próprio feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A contratação da empresa terceirizada obedeceu o rito legal de licitação através da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Com a disponibilidade do equipamento, os exames de mamografia que eram realizados na sede da Maternidade Dr. Peregrino Filho passam a ser feitos no Complexo, onde funciona o Hospital do Bem. “A SES está realizando um processo de aquisição de um novo mamógrafo para Patos e, nesse meio tempo, para que as mulheres da região não ficassem mais desassistidas enquanto os trâmites burocráticos necessários no serviço público não se concluem, foi feito um contrato temporário numa clínica particular para que os exames pudessem ser realizados sem prejuízos para as mulheres de Patos e região…”, relatou Francisco.

O diretor lembrou que o antigo mamógrafo, que funcionou na Maternidade Dr. Peregrino Filho, estava quebrado e não tinha mais peças de reposição para consertá-lo.

Na noite desta quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal de Patos, haverá uma audiência pública para discutir a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A atividade acontecerá às 19h00 e teve a propositura do vereador sindicalista José Gonçalves (PT). Entre os assuntos está justamente o mamógrafo.  


Jozivan Antero – Polêmica Patos