Em Patos, filha chora ao relatar situação do pai idoso que sofre com câncer e espera por consulta há seis meses pelo SUS

O senhor Josimar Ferreira Venâncio, de 65 anos, residente no Bairro Santa Clara, em Patos, está esperando há seis meses por sua consulta com um oncologista no Hospital Napoleão Laureano, […]



O senhor Josimar Ferreira Venâncio, de 65 anos, residente no Bairro Santa Clara, em Patos, está esperando há seis meses por sua consulta com um oncologista no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. O idoso tem câncer de garganta e a consulta foi solicitada com urgência.

O idoso já fez tratamento do câncer e tem que ter acompanhamento até o diagnóstico de cura. Em maio de 2021, o senhor Josimar Ferreira fez uma consulta em Patos e a médica percebeu que o câncer havia voltado. Diante da gravidade, a médica fez o encaminhamento de urgência, porém, a urgência não foi atendida e o idoso teve agravamento de saúde.

Jeany Venâncio, filha do senhor Josimar, relatou que o seu pai está com dificuldade para se alimentar e todos estão extremamente preocupados e em busca de solução. A família é de trabalhadores pobres e dependem do serviço público de saúde. Falando sobre o caso, Jeany se emocionou e disse que são várias famílias na mesma situação e não conseguem vaga para a consulta.

A Central de Marcação, da Secretaria de Saúde do Município de Patos, fez a solicitação de vaga para a consulta do senhor Josimar Ferreira Venâncio e tem buscado solução, no entanto, a consulta depende da Comissão de Oncologia em João Pessoa.

A reportagem fez contato com a Comissão de Oncologia e conseguiu falar com Gustavo Farias. O funcionário disse que existe uma demanda cada vez maior para casos de câncer e que está buscando a solução, mas não apontou data para a concretização da consulta.

O caso dramático do senhor Josimar Ferreira Venâncio assemelha-se a dezenas e mais dezenas de outros sertanejos que dependem dos poucos médicos que ainda estão atendendo nos hospitais públicos. O câncer é uma das doenças mais graves e dolorosas que existe e depende de intervenção no seu início para o processo de cura. A demora pode significar a própria morte do doente.



Jozivan Antero – Polêmica Patos