Projeto Ação Solidária confirma crescimento de moradores de rua na cidade de Patos

O Brasil está vivendo uma das maiores crises humanitárias dos últimos tempos. Enquanto muitos voltam os olhares para as mazelas provocadas por guerras, fanatismo religioso, disputas por territórios, xenofobia, acordos […]



O Brasil está vivendo uma das maiores crises humanitárias dos últimos tempos. Enquanto muitos voltam os olhares para as mazelas provocadas por guerras, fanatismo religioso, disputas por territórios, xenofobia, acordos espúrios que provocam dor e sofrimento como no caso do Afeganistão, uma guerra silenciosa se dá bem ao nosso lado, em nosso gigantesco Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com insegurança alimentar ou mesmo passando fome é de quase 85 milhões de brasileiros. Já o desemprego atinge mais de 14 milhões de trabalhadores e a inflação está provocando o retorno da miséria. Durante a pandemia, os números só pioraram no país.

A cidade de Patos vive o reflexo dessas mazelas sociais. O Projeto Ação Solidária, desenvolvido pela Diocese de Patos, vem realizando ações com pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua. Na noite desta quinta-feira, dia 19, voluntários saíram em alguns locais para conversar, levar apoio e alimento para alguns desalentados.

Em poucos minutos, apenas na região central da cidade, 9 pessoas foram atendidas e contaram suas histórias de dor, alegria, perdas e receberam com gratidão lençóis, redes e lanches levados como gesto de solidariedade. O Projeto Ação Solidária recebe o apoio direto do Bispo Dom Eraldo e conta com o apoio de anônimos para fortalecer a corrente de fraternidade.

Maria Joseny, a Josa, estava na equipe do projeto e percorreu vários pontos levando a mensagem de esperança e fé, bem como a ações concretas, disse o Projeto Ação Solidária busca atender aqueles que estão fragilizados numa sociedade que tem percebido pouco a dor do próximo, porém, nem todos fecharam os olhos. “Gratidão a Deus,  a Dom Eraldo Bispo da Silva por toda força e apoio para concretização desta missão. Agradecemos a todos os voluntários pela disponibilidade de sempre”, relatou Josa.


Jozivan Antero – Polêmica Patos