“A prefeitura de Patos pode assumir a antiga estação ferroviária”, é o que afirma o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba

Concedendo entrevista no final da tarde desta segunda-feira, dia 09, ao programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no […]



Estação Ferroviária em Patos PB
Estação Ferroviária em Patos PB

Concedendo entrevista no final da tarde desta segunda-feira, dia 09, ao programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (SINTEFEP), José Cleófas Batista falou sobre vários assuntos ligados à situação de abandono da malha ferroviária na Paraíba e pelo Nordeste.

Cleófas, que morou por vários anos em Patos, lamentou a situação enfrentada pela ferrovia que está completamente abandonada nos seus mais de 600 quilômetros de extensão no Estado da Paraíba, inclusive tendo trilhos furtados por falta de fiscalização. O presidente do SINTEFEP disse que o Governo Federal deveria retomar a empresa que foi vendida e depois abandonada, mas o lobby do transporte terrestre é muito grande.

Falando sobre as estações ferroviárias que estão abandonadas em várias cidades, Cleófas disse que algumas prefeituras do Estado da Paraíba vem assumindo os locais e utilizando de diversas formas esses espaços. A Prefeitura de Campina Grande, Guarabira e Itabaiana estão entre os municípios que estão assinando acordos para utilizar as estações.

Relatando diretamente a questão da antiga Estação Ferroviária que está localizada no centro de Patos, o presidente pediu aos órgãos da justiça federal que façam, juntamente com a Prefeitura Municipal de Patos, um termo de acordo para que a estação seja cedida em termo de concessão para que a Prefeitura de Patos possa revitalizar o local que tem localização privilegiada, no entanto, atualmente é ponto de consumo de drogas e de descaso.

José Cleófas Batista ainda falou sobre a grande importância do transporte por trens que desafogaria o trânsito nas rodovias, proporcionando economia e segurança, pois diminuiria o número considerável de caminhões e carretas que trafegam diariamente pelo Nordeste.



Jozivan Antero – Polêmica Patos

OUÇA entrevista: