“Dia D” de vacinação contra influenza é cancelado após envio de apenas de 500 doses para o Município de Patos

O chefe da Vigilância Sanitária do Município de Patos, Laerth Júnior, fez participação por telefone na noite desta sexta-feira, dia 09, no Programa Polêmica, da Rádio Espinharas FM, para comunicar […]



O chefe da Vigilância Sanitária do Município de Patos, Laerth Júnior, fez participação por telefone na noite desta sexta-feira, dia 09, no Programa Polêmica, da Rádio Espinharas FM, para comunicar que o Governo do Estado da Paraíba enviou apenas 500 doses da vacina contra a gripe influenza.

Em decorrência do número baixo de doses, a ação de vacinação em massa que estava sendo programada para a próxima terça-feira, dia 13, o chamado “Dia D”, ficou prejudicado e teve que ser cancelada  para data ainda não divulgada.

A vacinação contra a gripe influenza, que também é perigosa e pode levar a morte, vem sendo feita das Unidades Básicas de Saúde do Município de Patos, porém, o Governo do Estado da Paraíba estendeu a vacinação para todo o público, desde crianças até idosos. A vacinação em massa só poderá ser feita com a quantidade suficiente para toda a população, em média 60.000 pessoas restantes.

O Governo do Estado havia sugerido que os municípios realizassem o “Dia D” neste sábado, dia 10, mas como Patos decidiu dar prioridade a vacinação contra Covid 19 neste mesmo dia, a Secretaria de Saúde do Estado decidiu redistribuir as doses da influenza para os demais municípios. Vale salientar que as doses eram de uma reserva técnica e que, de fato, não havia suficiência para uma vacinação em uma cidade do nível populacional como Patos. A gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS), Liliane Sena, relatou que a cidade vai receber conforme a chegada de vacinas.


Jozivan Antero – Polêmica Patos