Os agricultores do Município de Matureia, região metropolitana de Patos, precisamente os que dependem da água do Açude Riacho das Moças, estão indignados com uma situação que vem causando a poluição por envenenamento do manancial fundamental para a comunidade.
De acordo com as denúncias dos agricultores que foram levadas ao conhecimento da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária do Município de Matureia, o proprietário de terras às margens do Açude Riacho das Moças vem utilizando agrotóxicos em demasia em uma das suas plantações de batata doce e no momento da irrigação a água envenenada escorre para dentro do manancial causando danos a natureza.
Para se ter uma ideia, os agricultores fizeram fotos dos peixes e alevinos agonizando e morrendo no açude. Como a água também é usada para consumo humano dos cidadãos da localidade, se teme que, além dos peixes, os agrotóxicos usados também possam causar problemas na saúde das pessoas.
A Defesa Civil atendeu ao chamamento dos agricultores e se deslocou até o Açude Riacho das Moças. No local os funcionários realizaram coleta da água, fizeram registro em vídeo e fotográfico, bem como verificaram in loco o que está ocorrendo nas imediações do manancial.
A propriedade é do senhor identificado por Hominho de Lió, bastante conhecido na região, pois já concorreu a um dos pleitos eleitorais como candidato a prefeito de Matureia. Ele disse aos fiscais que o veneno não é do seu plantio, porém, é a única cultura na localidade.
O caso foi denunciado também ao Ministério Público Estadual (MPE). A água coletada e as demais evidências estão sendo especificados dentro de um inquérito instaurado nos órgãos fiscalizadores. Os agricultores estão apelando ao bom senso do proprietário, pois o caso está trazendo danos à comunidade e à própria natureza.
Jozivan Antero – Polêmica Patos