O chefe de Vigilância em Saúde do Município de Patos, Laerth Júnior, foi entrevistado na noite desta segunda-feira, dia 05, no Programa Polêmica, pela Rádio Espinharas FM. Ele falou sobre a campanha de vacinação contra a Covid 19, tirou dúvidas do andamento das ações e comentou sobre o Drive Thru que aconteceu neste final de semana.
Perguntado sobre a polêmica após a notícia dando conta que um lote da vacina Astrazeneca estaria vencida e que foi aplicada em 16 pessoas da cidade de Patos, Laerth Júnior disse que houve um erro de digitação do número do lote que foi levado ao sistema e isso levou a tal entendimento, mas que foi resolvido e tranquilizou os cidadãos vacinados. O chefe da Vigilância em Saúde disse que sabe quem são as pessoas e que estas podem ser submetidas a um teste sorológico se quiserem. Laerth assumiu o erro no caso em decorrência de ser o coordenador da equipe.
Laerth também avaliou o chamado Drive Thru de vacinação contra a Covid 19 que aconteceu no Terreiro do Forró com 4 pontos de atendimentos. Ao todo, 2.236 pessoas com 45 anos acima foram imunizadas contra a Covid-19. As milhares de pessoas vacinadas mostraram o sucesso do evento, porém, Laerth disse que não sabe se haverão outros, pois depende de logística, quantidade de vacinas e demais questões. A vacinação tem prosseguimento para a faixa etária de 45 anos acima no Colégio Cristo Rei, Colégio Geo, UFCG e no salão paroquial da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro do Morro. A vacinação acontece das 8h às 11h, e das 13h às 17h.
Sobre a campanha negacionista que vem acontecendo, até encabeçada pelo presidente Bolsonaro, que tenta descredibilizar as vacinas contra a Covid 19, chegando a solicitar “marcas”, Laerth Júnior disse que vacina boa é vacina no braço e confirmou que todas as vacinas que estão sendo aplicadas estão mostrando sua eficácia.
A partir desta terça-feira, dia 06, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão disponibilizando doses da vacina contra a gripe influenza. Laerth Júnior lembrou que quem tomar a vacina contra a influenza tem que dar um intervalo de 15 dias para se vacinar contra a Covid 19.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada no Facebook da Rádio Espinharas: https://www.facebook.com/radioespinharas/videos/513524106551234/