O professor Ronaldo Lima, diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos (IFPB/Patos), foi procurado pela redação do Polêmica para falar sobre o belo trabalho que vem sendo feito no setor da assistência estudantil, apesar do cortes sistemáticos nos recursos da educação superior que foram realizados Governo Federal.
O IFPB/Patos foi criado em 2.009, durante a gestão do Ministro da Educação Fernando Haddad, nos governos Lula e Dilma Rousseff (PT). Desde então, o IFPB/Patos tem sido referência na qualidade da educação em nível médio e superior. O moderno prédio está localizado no Bairro do Alto da Tubiba, saída para Teixeira.
Um dos pilares da política educacional é a assistência estudantil, que visa contribuir para evitar o abandono da sala de aula pelos alunos no momento em que surgem as dificuldades pessoais. Para isso, a assistência social tem sido fundamental em diversos setores. Para se ter uma ideia dos recursos investidos, foram destinados em torno de R$ 900.000,00. Auxílio em áreas como moradia, transporte, compra de óculos, inclusão digital como tablets e notebooks, além de cestas básicas diante da pandemia do novo coronavírus, Covid 19.
Apenas em 2.020, foram comprados mais de 200 óculos. O edital para 2.021 já está aberto para estudantes que precisam de óculos. Compra de mochilas, cadernos, lápis, máscaras…dentro dos quites de material escolar.
O IFPB/Patos está com processo seletivo aberto, editais em curso e outras ações. Para maiores informações acesse https://www.ifpb.edu.br/
Jozivan Antero – Polêmica Patos