O Dr. Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado da Paraíba, foi o entrevistado no final da tarde desta sexta-feira, dia 25, no Programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, com apresentação de Jozivan Antero e Wânia Nóbrega.
O secretário falou sobre várias questões envolvendo a vacinação contra a Covid 19 e esclareceu dúvidas frequentes que são levantadas neste momento de pandemia. O Dr. Geraldo Medeiros falou que o Governo do Estado da Paraíba montou um sistema de logística com dois aviões que garantiram agilidade e imediatismo na entrega de vacinas contra a Covid 19 que chegam ao Estado. São duas aeronaves e dois veículos especiais montados para acomodar e fazer a entrega das vacinas aos municípios pólo.
Falando sobre a discrepância em números da vacinação, o secretário relatou que o sistema precisa ser alimentado pelas equipes em cada município, mas há uma demora neste processo e também na atualização no Ministério da Saúde. O Governo do Estado lançou um programa de premiação para os municípios e as equipes que mais vacinarem contra a Covid 19.
Perguntado sobre o porquê da vacinação na capital paraibana está sendo feita para a faixa etária de pessoas com 48 anos e sobre a quantidade de doses ser maior em João Pessoa do que nas demais cidades do Estado, Dr. Geraldo esclareceu que o quantitativo é definido pelo Ministério da Saúde e com critérios com base no Programa Nacional de Imunização feito anteriormente através de desempenho na campanha de vacinação da Influenza.
O secretário de Saúde do Estado se posicionou sobre a qualidade das vacinas que estão sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Ele disse que todas as 4 vacinas contra a Covid 19 passaram por testes e foram aprovadas e tem eficiência. Ele falou após ser perguntado sobre servidores públicos e até cidadãos que têm se recusado a tomar algumas vacinas alegando ineficiência. Em alguns casos, o cidadão quer fazer escolha por marca de vacina, algo ainda difícil de imaginar.
Dr. Geraldo comentou sobre a Maternidade Dr. Peregrino Filho, diminuição no número de mortes no Hospital Regional de Patos e pede prudência nas festividades.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Veja vídeo: