Em carta destinada à Pastoral da Pessoa Idosa da Provìncia da Paraíba, o Bispo Diocesano de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, faz reflexões sobre o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Veja a carta na íntegra:
À Pastoral da Pessoa Idosa da Província da Paraíba
Saudações às coordenadoras Estadual,
Diocesanas e paroquiais.
“ É Tempo de cuidar”
A realidade que atualmente nos atinge deixa um rastro de sofrimento, de perdas e dores em muitas famílias. As pessoas idosas naturalmente sofrem muito, pois mesmo sem serem atingidas pela enfermidade ou já estando imunizadas, sentem a ausência dos familiares, dos amigos que morreram ou se distanciaram em nome da prevenção e do cuidado para com as pessoas que amam.
Além desta realidade de pandemia é possível constatar outras situações que causam sofrimentos e dores nas pessoa idosas; temos consciência dos maus tratos físicos, morais e espirituais sofridos pelos idosos; muitos são explorados financeiramente quando dispõem de um benefício de aposentadoria que deveria ser destinado integralmente aos seus cuidados para uma vida digna; é entristecedor saber que além das violências do sistema de exclusão e de descarte por parte do sistema político -social, há a violência dentro de casa.
Sei que o tema é complexo e exige muitas análises que favoreçam encaminhamentos de políticas públicas voltadas para a vida e a dignidade da pessoa idosa.
Louvemos a Deus pela iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que em 2006 instituiu o dia 15 de junho como DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, com o objetivo de mobilizar o mundo no enfrentamento de uma situação que jamais deverá ser considerada normal.
A Pandemia interrompeu muitas ações, mas não terá a última palavra, pois a missão de cuidar de nossos irmãos e irmãs idosos continua animada pelo evangelho de Jesus que diz para que veio: ”Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”; como discípulos e discípulas do mestre sigamos com o mesmo programa de vida.
Aproveito para agradecer às coordenações da PPI – nacional, estadual, diocesanas e paroquiais – reconhecendo e incentivando sempre mais este belo serviço à vida; Que possam ser sempre mais instrumentos que promovam na sociedade políticas públicas que contemplem a realidade das pessoa idosas gerando a superação da violência que as atinge em todos os espaços da sociedade e até mesmo na família.
Parabéns a todos e a todas pela dedicação, pela gratuidade e pelo amor com que servem e cuidam da vida.
Abraços fraternos e contem com a minha prece de irmão em Cristo Jesus.
Dom Eraldo Bispo da Silva
Bispo de Patos e referencial da PPI na Paraíba
Jozivan Antero – Polêmica Patos