O projeto “Ler e Escrever, Muito Prazer” debate os livros ‘Pedro e o Leão’ e ‘Peças de uma amizade’, dos escritores mirins João Miguel Marques e Maria Clara, em Condado 

Desde 2014, ou seja, há 10 anos, dos meses de abril a setembro, a comunidade da Escola Municipal Sebastião Alves de Lima, em Condado, sabe que o projeto “Ler e […]



Desde 2014, ou seja, há 10 anos, dos meses de abril a setembro, a comunidade da Escola Municipal Sebastião Alves de Lima, em Condado, sabe que o projeto “Ler e Escrever, Muito Prazer” terá atividades abertas e vai contribuir diretamente para a formação de leitores, escritores e, principalmente, pessoas mais ligadas a cultura e a cidadania de contribuição com a sensibilidade humana.

Nesta terça-feira, dia 11 de junho, os idealizadores do projeto promoveram um debate sobre as obras ‘Pedro e o Leão’, do escritor mirim João Miguel Marques, e do livro ‘Peças de uma amizade’, de Maria Clara Marques.

A discussão aconteceu na própria escola e foi marcada pela participação efetiva dos estudantes e de muitos familiares para prestigiar a atividade. O momento proporcionou aos presentes uma maior aproximação com os escritores, tirou dúvidas e concedeu autógrafos para aqueles que pediram e outros que adquiriram os livros.

A participação no projeto Ler e Escrever, Muito Prazer conta com o apoio fundamental do diretor Rêmulo Ferreira, da vice-diretora Dalvaneide, da coordenadora Maria Linhares, da orientadora educacional Carminha Linhares e dos professores Cícero (ensino religioso), Júlia (inglês) e Joseilda Oliveira e Luciene Formiga (língua portuguesa).

O escritor mirim João Miguel Marques, que é autor de dois livros: “Pedro e o Leão” e “Os Três Porquinhos Sertanejos”, disse que adorou estar mais uma vez falando sobre seus livros e podendo incentivar a leitura e a escrita.

A professora Joseilda Oliveira, idealizadora do projeto, destacou: “Com esse projeto, a escola tem mudado algumas realidades, algumas situações na vida dos estudantes. Além de trabalhar essas questões de evasão escolar, de indisciplina, de relação com os colegas e com os demais profissionais da escola, trabalha a relação interpessoal também, e ainda descobre talentos para música, teatro e poesia…”.

Em 2024, o projeto pretende publicar um livro com uma coletânea de poesias com os textos dos próprios estudantes.

Ouça relato da professora Joseilda:

Jozivan Antero – Polêmica Patos