Em Patos, Sandino Patriota concedeu autógrafos ao lançar o livro Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro

Dando um mergulho profundo nas raízes culturais nordestinas com ênfase no repente, o escritor Sandino Patriota, que é jornalista, formado em letras e pesquisador da filosofia da linguagem, lançou a […]



Dando um mergulho profundo nas raízes culturais nordestinas com ênfase no repente, o escritor Sandino Patriota, que é jornalista, formado em letras e pesquisador da filosofia da linguagem, lançou a obra Otacílio Batista, uma história do repente brasileiro. O livro é uma homenagem ao centenário de Otacílio (em memória) e uma contribuição ímpar para entender a própria força do repente e de um homem que dedicou toda a sua vida à arte com seus versos imortais.

Otacílio ficou nacionalmente conhecido como o autor da música “mulher nova bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor’, que ganhou notoriedade internacional na voz de Amelinha e também de Zé Ramalho. Otacílio também contribuiu de forma magistral para a expansão do repente e da poesia pelo Nordeste e para que a arte fosse reconhecida.

Nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, Sandino Patriota recebeu amigos e convidados no Restaurante A Casa 621, localizado na Rua Pedro Firmino, em Patos. O escritor deu autógrafos, concedeu entrevista e fez uma roda de conversa sobre Otacílio Batista e a força da cultura nordestina. Sandino é neto de Otacílio e um apaixonado pela cultura brasileira.

“Estamos comemorando o centenário de Otacílio Batista. Ele nasceu em 1923 e essa biografia é uma tentativa de recuperar toda a trajetória dele como poeta. Otacílio começou como cantador de repente na década de 40…ele cantou até depois dos anos 2000…estamos colocando a poesia de Otacílio no contexto da história do Brasil e do Nordeste brasileiro…”, destacou Sandino em trecho da entrevista.

OUÇA entrevista com Sandino:


Jozivan Antero – Polêmica Patos