Em Patos, clube do livro tem despertado o gosto pela leitura e jovens relatam experiências pelo vasto universo do conhecimento

De acordo com um artigo publicado pela tradicional Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, “ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o […]



De acordo com um artigo publicado pela tradicional Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, “ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita”.

Durante uma aula de literatura ministrada pela professora Klítia Cimene, que leciona na Escola Monsenhor Manuel Vieira, o CEPA, os estudantes propuseram a leitura de um romance da escritora estadunidense Colleen Hoover. A ideia era ler o livro e depois fazer uma discussão. Assim, começou o que se tornou o Clube do Livro Entre..Linhas.

Na manhã desta quinta-feira, dia 01 de junho, a reportagem foi conhecer de perto o Clube do Livro Entre…Linhas. A roda de conversa sobre a leitura, os escritores, os gostos, as dicas e o vasto universo que surge a partir da leitura, deu a dimensão do quão entusiasmante é mergulhar na leitura e fazer a mente se expandir cada vez mais. O clube é recente e está no terceiro livro lido e comentado, no entanto, se percebe o quanto tem contribuído para a vida de cada um que faz parte.

A metodologia é simples: a professora propõe um livro para os estudantes, os estudantes propõem um livro para a professora, é feita uma roda de conversa para se apreciar a obra e o que essa acrescentou para o leitor. São feitas várias análises de forma livre e de compartilhamento de impressões. O mais interessante é que a leitura não é para gerar nota ou pontos na caderneta, mas sim para que a leitura seja mesmo para o prazer.

No próximo dia 15 de junho, na própria escola, o Clube do Livro vai receber a visita de Flávio Lúcio, que é escritor e professor doutor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Flávio Lúcio é autor do livro ‘Ulisses e o Fogo Olímpico’. O escritor foi indicado ao Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil.

“Sinceramente! É uma experiência maravilhosa! Porque faz um tempo que eu havia parado de ler direto e me voltou aquela animação para ler…”, relatou Paulo Ricardo. “…o clube é muito bom! Discutir com as pessoas opiniões diferentes sobre os livros…é maravilhoso”, disse Thayane. A mesma visão é compartilhada por outros membros do Clube do Livro Entre…Linhas.


Jozivan Antero – Polêmica Patos


OUÇA entrevista com a professora Klítia Cimene e relatos dos estudantes do clube do livro: