A Fundação Ernani Sátyro (FUNES) está dando prosseguimento a ideia de utilizar o muro da instituição para homenagear personalidades de diversos segmentos da sociedade. Na primeira edição, o mural homenageou o centenário de Paulo Freire e artistas patoenses, a exemplo de Derréis, Pinto do Acordeon, Damião Lucena, Mariele Franco e figuras do cenário criativo dos artistas envolvidos na pintura.
Em pleno período de carnaval, os artistas Alex Souto e Roberto Nascimento estão empenhados no novo mural da FUNES que deve ser entregue à cidade de Patos no dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Nesta edição, o mural fará uma homenagem a mulheres patoenses que fizeram e fazem história.
O mural faz também uma bela homenagem ao centenário do rádio no Brasil e a radialista Nevinha, que foi a primeira mulher que falou em uma rádio na cidade de Patos. Ela usou os microfones da Rádio Espinharas AM e ficou na história da radiodifusão na Paraíba. Em vida, o mural homenageia a popular Beatriz “A Federal” e Lúcia do Acordeon. A saudosa prefeita Geralda Medeiros, a cantora Gê Maria, a professora Antonieta e a Nossa Senhora da Guia estão presentes.
Alex Souto disse que é um prazer refazer o mural e prestar uma bela homenagem às mulheres. A proposta dos artistas é que o mural seja renovado a cada seis meses. Alex espera concluir o trabalho de pintura até a próxima sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Ele e Roberto Nascimento estão compenetrados na arte que recebeu o apoio da empresa Mundo da Cor, que forneceu todas as tintas usadas no mural.
Uma das observações feitas diz respeito à adesão dos moradores da Rua Tiradentes, onde se localiza o muro da FUNES, no centro de Patos. Os residentes relataram que o mural deu vida ao espaço, ganhou movimentação para prestigiar a arte e nova iluminação no setor.
OUÇA entrevista com Alex Souto:
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #alexsouto • #artecultura • #funes • #mulheres • #muraldafunes • #robertonascimento