Após 4 dias de muito trabalho, imersão cultural que decorreu de um aprofundamento sobre a história de Pombal, no sertão paraibano, o artista visual Frankleison Brasileiro concluiu o painel que tem 13 metros de comprimento por 3 de altura e fica localizado no muro do Cineteatro, em Pombal.
A obra de arte visual se baseia no livro que faz um resgate da história cultural das manifestações pombalenses e foi escrito por Luizinho Barbosa, que é o idealizador e criador do Cineteatro. Luizinho tem uma vida de resistência e se tornou um dos ativistas culturais mais influentes da cidade.
Frankleison Brasileiro foi convidado pela curadora Fabiana Araújo, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN). A entidade de fomento à arte e à cultura fica localizada em Sousa (PB).
O mural desenvolvido por Frankleison tem elementos que resgatam o reisado, figuras folclóricas e os congos que têm raízes profundas na história de Pombal. O Cineteatro tem desenvolvido trabalhos nas áreas de música, cinema, teatro e artes diversas. O antigo mural havia sido feito há 7 anos e outro artista havia realizado o trabalho.
O artista patoense ficou muito emocionado, pois os seus pais, que residem em Patos, são naturais de Pombal e estiveram presentes na inauguração do mural. “Um momento muito importante para mim. Pude pesquisar a história de Pombal e ver a riqueza cultural da cidade. O painel tem o amanhecer, entardecer e o anoitecer com momentos retratados na cultura e nas fortes expressões culturais de Pombal…”, relatou Frankleison.
Frankleison Brasileiro agradeceu ao ativista cultural Luizinho Barbosa, a curadora Fabiana Araújo e ao jornalista Júnior Telmo pela contribuição para que tudo desse tão certo. O artista também agradeceu a todos e todas que contribuíram de forma direta e indireta com a expressão no mural.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #artista • #ativistacultural • #frankleison • #mural • #painelcultural • #pombal