Competição de xadrez revela grandes talentos em evento realizado no IFPB, Campus Patos

Aconteceu no sábado, dia 23 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Patos (IFPB/Patos), o Patos Chess Open. O evento reuniu enxadristas de toda a região […]



Aconteceu no sábado, dia 23 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Patos (IFPB/Patos), o Patos Chess Open. O evento reuniu enxadristas de toda a região e foi uma das mais disputadas dos últimos anos e em número de inscritos.

O Patos Chess Open foi organizado por Manoel Pereira, que é o atual presidente da Organização Não-Governamental Instituto Ação Esportiva (IAE. Manoel se disse muito satisfeito, pois presenciou, durante todo o momento, a cordialidade, o respeito aos adversários prevaleceram e a disputa foi emocionante. 

O destaque do evento foi para os seguintes enxadristas: 1º colocado: Luiz Tomaz, que é mestre titulado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), 2º colocado: Yasmin Soares, destaque nacional do xadrez escolar, 3º colocado: Franklenon França, campeão diversas vezes em Patos, 4º colocado: Gustavo Henrique, que é pernambucano radicado em Patos. Melhor Feminino ficou com Sara Soares, grande destaque que vai representar o IFPB no Campeonato Mundial de Xadrez, na China. Melhor Sub 18 ficou para Gustavo, que foi inscrito no evento por incentivo social.

O evento foi disputado em seis rodadas e contou também com delegações do Pernambuco e do Rio Grande do Norte. O mestre nacional Luiz Tomar, sagrou-se campeão absoluto do evento após vencer 5 partidas e empatar uma com Yasmin Soares. 

De acordo com o árbitro chefe e também treinador de xadrez Bruno Paulo, todos os jogadores premiados merecem destaque, pois foi uma competição de alto nível do ponto de vista do jogo e da organização impecável do evento! 

Para Manoel Pereira, que é professor de xadrez, presidente da ONG, servidor do IFPB e empreendedor, o fato mais marcante do evento foi a colocação do jovem Gustavo, que mesmo sem nenhum incentivo e patrocinador específico conseguiu em seu primeiro evento se destacar de forma inquestionável numa competição interestadual. 

Para Wezio Ferreira e Bruno Paulo, que são treinadores de jovens talentos a mais de 10 anos: “O trabalho é construído dia a dia, já vínhamos treinando há mais de um ano e os resultados são consequência. Os meninos são apaixonados pelo xadrez”.

Já na categoria melhor feminino, a campeã foi Sara Soares, da cidade de Várzea, aluna do IFPB/Patos, que vem há vários anos se destacando nas competições estaduais e nacionais. Ela, no mês de outubro, representará o Brasil no Campeonato Mundial de Xadrez, na China. 

A organização do Patos Chess Open agradece todos os participantes, ao IFPB/Patos, por todo o incentivo, Apollo Burger ‘s, Mini Box Ailton 24 horas, Vice e Versa Uniformes, Vanessa Ótica, Óticas Clarice, bem como aqueles que ajudaram de forma direta e indireta.



Jozivan Antero – Polêmica Patos