Olá, tudo bem com vocês?
Hoje vou falar um pouco sobre quem sou e minha história para quem não me conhece.
Me chamo Linda Morais, sou nutricionista formada pela UNIFIP, pós-graduanda em nutrição clínica e funcional e nutricionista responsável pelo Hospital São Francisco (clínica e UAN).
Aos 14 anos eu queria ter meu próprio dinheiro, na época buscava realizar um pequeno sonho (comprar meu primeiro celular), foi assim que comecei a trabalhar como manicure, uma profissão que amo e não me envergonho em exercer há anos! Pois através dela realizei muitos objetivos e me aproximei de pessoas maravilhosas.
Mas trabalhar não era o suficiente, eu queria um curso superior! E foi assim que ingressei na universidade no curso de Biomedicina, mas por questões financeiras, não consegui continuar. Passei dois anos sem estudar, mas no fundo eu queria e precisava voltar aos estudos. Por ser admiradora da área, resolvi prestar vestibular para Fisioterapia, mas mais uma vez, tive que desistir pois não havia turma no horário oposto ao meu horário de trabalho.
Estava decidida a voltar a estudar e foi assim que entrei em Nutrição, um curso que eu nunca me imaginei fazendo, logo eu que nunca me preocupava em me alimentar de forma adequada. E por isso que costumo dizer que eu não escolhi a Nutrição, ela me escolheu.
Ao longo do curso pude perceber o quanto é importante o profissional nutricionista, ela transformou primeiro a mim, mudou meus hábitos, a forma de cuidar do meu corpo e de enxergar os alimentos. E hoje, como profissional, quero levar essa transformação para outras pessoas, mudar a vida através do meu conhecimento nutricional. Transformar pessoas assim como eu fui transformada. Sem neuras, sem radicalismos, resgatando autoestima e conduzindo para uma melhor qualidade de vida.
E você já parou para pensar na importância da alimentação em nossas vidas?
O papel do nutricionista é de fundamental importância e vai muito além de simplesmente prescrever dietas para emagrecimento ou hipertrofia, como muita gente pensa. Entre as atuações do nutricionista estão o combate a obesidade infantil, diabetes mellitus, hipertensão, adequação da alimentação para todos os ciclos de vida (gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos). Muitas são as atuações do nutricionista, porém é preciso entender que nutrição é muito mais do que uma dieta e sim saúde e bem-estar.
Durante a pandemia, temos assistido ao assustador aumento do consumo exagerado de alimentos industrializados, ricos em sódio, gorduras saturadas e açúcares. Isso tem levado ao aumento de pessoas com sobrepeso e obesidade. Nesse contexto, fica bem claro a importância do nutricionista, sendo ele o único que pode prescrever um planejamento alimentar além de conhecer os alimentos e o seu papel no nosso organismo, orientando os indivíduos sobre o que comer para manter a saúde e qualidade de vida.
Linda Morais