Em Patos, professora e sua equipe ficam em 1º lugar em evento nacional ao criarem cimento tendo como base cascas de ovos 

No dia 13 de novembro de 2024, aconteceu, em Minas Gerais, a Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), evento em que participaram pesquisadores de todo o Brasil com experiências que […]



No dia 13 de novembro de 2024, aconteceu, em Minas Gerais, a Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC), evento em que participaram pesquisadores de todo o Brasil com experiências que buscam inovação e equilíbrio com o meio ambiente.

Neste dia 29 de novembro, o projeto ARBITS, que integra a equipe Hawkings do Laboratório de Iniciação Científica da Escola SESI/Patos, teve uma grande surpresa ao alcançar o 1º lugar na categoria de engenharias.

A equipe é composta pelos estudantes Larissa Sophia, Maria Clara e Artur Felinto, do ensino fundamental II do SESI/Patos, orientados pela bióloga Janaina Larice no desenvolvimento do projeto de metodologia científica que criou um novo conceito na construção civil.

A pesquisa premiada com o 1º lugar na Feira Mineira de Iniciação Científica se baseia na formulação de um cimento a partir de compostos naturais e seriam descartados como resíduos, a exemplo da casca de ovo. O cimento foi desenvolvido no conceito de sustentável e a partir dele foi protótipo de uma telha dentro da arquitetura bioclimática.

Janaina e seus alunos desenvolveram testes para comprovar a biodegradação do material, a absorção de água e a impermeabilização. O cimento é um sucesso e acabou desbancando outras pesquisas no segmento em nível nacional que se apresentaram na FEMIC. A premiação fora do estado da Paraíba encheu de alegria toda a comunidade do SESI/Patos.

Após a conquista, a pesquisa inovadora ganhou credencial para participar da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECIT), que acontecerá em Recife (PE), em 2025.

Jozivan Antero – Polêmica Patos