Em Patos, pastorais sociais da Igreja de Nossa Senhora das Neves vão promover evento na Praça do Bivar Olinto em alusão ao Dia da Consciência Negra 

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, as pastorais sociais da Igreja de Nossa Senhora das Neves, no Conjunto Bivar Olinto, irão […]



Em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, as pastorais sociais da Igreja de Nossa Senhora das Neves, no Conjunto Bivar Olinto, irão promover um evento na Praça Bivar Olinto a partir das 19h00.

No local haverá roda de capoeira, roda de samba, exposição oral sobre a luta pelos direitos do povo negro e o que representa a data para a cultura brasileira a partir da contribuição dos negros com sua riqueza histórica.

Estão confirmadas as presenças das pastorais da Paróquia de Nossa Senhora das Neves e de convidados, bem como da comunidade do Conjunto Bivar Olinto e adjacências.

O Padre Espedito, da Igreja de Nossa Senhora das Neves, bem como as pastorais, está convidando a sociedade em geral para se fazer presente. 

Sobre a data:

“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.” No dia 21 de dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei que consagra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado em todo o Brasil.

ASCOM

Edição: Jozivan Antero – Polêmica Patos