Circula nas redes sociais uma imagem que mostra o que seria um helicóptero pintado com uma bandeira do Brasil e um letreiro da empresa Havan resgatando pessoas em uma cidade alagada. A imagem é falsa.
Em apenas uma das postagens em redes sociais, a imagem tinha mais de 120 mil curtidas e mais de 14 mil compartilhamentos. A postagem, depois apagada, incluía a frase “grandes empresas dando exemplos de esforços e logísticas.”
Não há referência explícita ao Rio Grande do Sul, afetado por uma tragédia sem precedentes.
Por meio de sua assessoria, a Havan negou que a aeronave da imagem pertença ao grupo. A empresa informou que enviou dois helicópteros para o Rio Grande do Sul, que auxiliaram no transporte de alimentos, medicamentos, equipamentos e pessoas – tanto profissionais de saúde e de resgate como pessoas resgatadas – mas que as aeronaves “não são desse modelo”.
“Não temos nenhum helicóptero parecido com esse retratado na imagem”, reforçou a assessoria.
A imagem também foi submetida a ferramentas de detecção de uso de inteligência artificial, como Hive Moderation e Hugging Face. Ambas registraram elevadas chances (99,9% e 96%, respectivamente) de que a foto tenha sido criada por meio de softwares de geração de imagens.
Procurado, o dono do perfil que realizou a primeira postagem com a imagem disse ter baixado a montagem de algum perfil, sem se se lembrar qual, e que percebeu “logo” se tratar de uma montagem. Ele apagou o post.
O Sul