Militantes da UP são agredidos pela polícia durante ato contra a privatização da SABESP em São Paulo – Veja vídeos!

Nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, a Assembleia Legislativa de São Paulo, a pedido do Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aprovou, por 62 votos, a privatização da SABESP, empresa estatal […]



Nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, a Assembleia Legislativa de São Paulo, a pedido do Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aprovou, por 62 votos, a privatização da SABESP, empresa estatal de água e esgotos de São Paulo.

A votação aconteceu sob clima de protestos e teve que ser interrompida. Dezenas de pessoas, mobilizadas pela Unidade Popular (UP), União da Juventude Rebelião (UJR), dentre outros movimentos sociais, estiveram na assembleia para tentar impedir a entrega do patrimônio do povo paulista, que é essencial e bem único sem concorrência.

Em determinado momento, a Polícia Militar foi acionada para impedir o protesto e agiu com truculência e agressões com cassetetes e força bruta. Várias pessoas foram feridas, espancadas e presas.

Sobre o fato, a Unidade Popular lançou a seguinte nota:

“Após a mobilização legítima do povo contra a privatização da SABESP, nossa presidenta estadual Vivian Mendes, presidente estadual da UP/SP, Ricardo Senese, metroviário, Lucas Carvente, professor , e Hendryll Luiz estudante da UNIFESP,  receberam voz de prisão, e foram levados a delegacia da 27ª DP. 

Os manifestantes presos estão sendo acusados de resistência à prisão e associação criminosa! Trata-se de mais uma violência: criminalizar as pessoas que lutam contra a entrega do patrimônio público. 

Vídeos e fotos mostram as agressões desproporcionais e crimes cometidos pelos policiais militares contra manifestantes que estavam no plenário da ALESP, e saíram bastante machucados.

Eles ainda estão sendo ouvidos e serão conduzidos provavelmente ainda hoje para uma audiência de custódia e lá o juiz determinará se vão para o presídio ou se respondem em liberdade. Visto que não houve arbitramento de fiança. 

A assessoria jurídica da UP está acompanhando todos os acusados. Todo o apoio é bem vindo.

Sendo assim, pedimos que toda a imprensa e apoiadores da luta contra a privatização da Sabesp permaneçam atentos para as próximas informações. Os que puderem, venham para a delegacia prestar seu apoio e acompanhar o processo”

Lutar não é crime!

Pela liberdade imediata dos companheiros!

07/12/2023

Unidade Popular pelo Socialismo

Jozivan Antero – Polêmica Patos