Na manhã desta terça-feira, dia 14 de fevereiro, dezenas de profissionais da enfermagem tomaram às ruas da cidade de Patos para cobrar o pagamento do piso nacional da categoria. O ato contou com representações da região de Patos e até de municípios mais distantes para prestigiar a ação que acontece em todo o Brasil.
Os profissionais se concentraram em frente da Prefeitura Municipal de Patos, onde, usando carro de som, cobraram a atenção da sociedade para a necessidade de cumprimento da lei do piso salarial em nível nacional. Os presentes deram as mãos em um abraço simbólico em prol da enfermagem e da sua luta pela efetivação do piso.
A categoria busca pressionar os representantes políticos, em especial o Governo Federal, para que possa promulgar uma medida provisória garantindo a fonte de custeio para o piso nacional. Apesar da lei ter sido aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Bolsonaro, a Lei Federal foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) e encontra-se suspensa por não garantir recursos para a aplicação.
O ato contou com o apoio do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP). Carminha Soares e José Gonçalves, presidente e vice-presidente da entidade, respectivamente, se fizeram presentes e destacaram o apoio incondicional a luta da enfermagem.
Mesmo diante de questionamentos em nível nacional, o Governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), efetuou o pagamento do piso nacional da enfermagem relativo ao mês de janeiro de 2023. A categoria da enfermagem que é efetiva do Estado da Paraíba já foi contemplada.
Após a concentração da enfermagem na Prefeitura Municipal de Patos, os presentes saíram em caminhada até o Mercado Público onde foi encerrado o ato público.
Jozivan Antero – Polêmica Patos