O auditório Paulo Bonavides, do Curso de Direito do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), abriu espaço para o lançamento do livro Por uma Teoria Sistêmica da Memória Política Jurídico-Política, que se debruça sobre o relevante e complexo caso do desaparecimento forçado de pessoas durante a Ditadura Militar, sobre a Comissão Nacional da Verdade e o Estado Democrático de Direito no Brasil.
O evento de lançamento aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 25, e contou com familiares, lideranças políticas, estudantes do curso de direito, advogados, professores e cidadãos interessados em conhecer a grandiosa contribuição do Dr. Tiago Leite sobre o tema que busca esclarecer pontos da democracia, seus desafios e compreender os momentos da luta pela conquista do próprio Estado de Direito no Brasil.
O mestre de cerimônia Carlos Ferreira abriu o evento falando sobre o momento e o significado do livro para a sociedade patoense e para a própria história brasileira. Logo após, Emanuel Escarião, presidente do diretório municipal da Unidade Popular (UP), foi convidado para ler o prefácio do livro. Em seguida, o professor doutor Tiago Leite fez uma explanação de parte do que seria encontrado no livro e sua exposição chamou a atenção para aspectos muito importantes para todos que buscam uma sociedade de paz social e que ofereça dignidade humana.
O doutor Tiago Leite trouxe a atenção para a importância do seu livro para entender a trajetória pela busca da democracia no Brasil, o período de ditaduras militares, a Constituição Cidadã de 1988, as lutas de muitos que deram suas vidas em busca de liberdade na sociedade, bem como, a dor de familiares que, ainda hoje, buscam saber o paradeiro de lideranças que desapareceram durante o período de golpe militar no Brasil.
Por meio de uma análise do direito, o professor doutor Tiago Leite traz observações sobre a verdade e sua disputa entre pontos de vistas diferentes que acabam, ao fim, por revelar o que antes limitava a compreensão na sociedade.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #democracia • #desaparecimentodepessoas • #ditaduramiltar • #justica • #livro • #tiagoleite • #unifip