Devido a irregularidades, Modalmais/Futura é multada em 80 mil reais em pesquisa eleitoral

Por determinação da Ministra Maria Cláudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa Futura Consultoria foi multada em R$ 80.000,00 por divulgar pesquisa eleitoral com múltiplas irregularidades. A consultoria […]



Por determinação da Ministra Maria Cláudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa Futura Consultoria foi multada em R$ 80.000,00 por divulgar pesquisa eleitoral com múltiplas irregularidades. A consultoria é responsável pela pesquisa Modalmais/Futura, pertencente ao Banco Modal.

Desde o primeiro turno, quando a Empresa Futura Consultoria apresentou disparidade em números em relação a outros institutos que realizam pesquisas no Estado de Minas Gerais, uma ação foi movida para contestar os números. Após o resultado do primeiro turnos das eleições que deram Lula com 48,3% dos votos e Bolsonaro com 43,6%. A pesquisa da Futura dava sempre Bolsonaro vencendo Lula em Minas Gerais.

Entre os erros estão: o questionário apresentado aos eleitores não é o mesmo enviado no registro da pesquisa; o cabeçalho da pesquisa informa que a pesquisa é sobre assuntos políticos de São Paulo, os questionamentos se referem ao Rio de Janeiro e a coleta de dados foi em Minas Gerais.

Para a Ministra: “O cenário, portanto, é de variadas irregularidades na pesquisa, a revelar o descompromisso não apenas com a legislação eleitoral, mas, também, com a própria integridade dos resultados ao final obtidos, em comportamento que, ao fim e ao cabo, culmina por comprometer a confiança na integralidade dos institutos de pesquisa”, destacou.

A decisão da Ministra do TSE ocorre em um cenário em que o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Alexandre Cordeiro Macedo, indicado por Bolsonaro, questiona as pesquisas e pediu abertura de um inquérito para apurar os institutos de pesquisa. Por coincidência, Macedo aponta apenas os instututos Datafolha, IPEC e IPESP, mas sem citar o Futura que vem sendo apontado com irregularidades.

Procurados pela reportagem do UOL, os responsáveis pela empresa Futura e o Modalmais relataram se tratar de erros humanos e de erro operacional.

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Com informações do UOL

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/10/19/tse-multa-pesquisa.htm