Governo Federal bloqueia quase oitenta mil reais e prejudica funcionamento do Campus do IFPB/Patos

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), tem promovido um verdadeiro desmonte da educação pública. Desde o final do mês de setembro de 2022, o bloqueio de […]



O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), tem promovido um verdadeiro desmonte da educação pública. Desde o final do mês de setembro de 2022, o bloqueio de quase 2,6 bilhão de reais atingiu diretamente as instituições de ensino federais e outros ministérios. Deste montante, R$ 328 milhões são, especificamente, da educação superior.

Após grande repercussão negativa em plena campanha eleitoral, o Ministro da Educação, Victor Godoy, que já é o 5ª Ministro da Educação do Governo Bolsonaro, anunciou que faria o desbloqueio dos recursos, porém, até o mês de outubro, ainda não foi cumprida a promessa e as instituições estão prejudicadas.

Todas as instituições foram afetadas com mais este bloqueio e a situação que já era precária, agora se agravou. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Patos (IFPB/Patos), o recurso bloqueado foi de R$ 78.000,00. Dinheiro que compromete o pagamento de despesas básicas fundamentais.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) vem denunciando os ataques do Governo Bolsonaro na educação. Algumas universidades não têm sequer dinheiro para pagar a conta de energia elétrica, para manutenção e necessidades cotidianas. O setor de pesquisa, extensão e assistência também amargam os cortes.


Jozivan Antero – Polêmica Patos