Artista patoense está entre os escolhidos para homenagear os 100 anos do rádio no Brasil  

No dia 7 de setembro de 1922, aconteceu a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. Desde então, o rádio continua sendo um dos principais veículos de comunicação de massa […]



No dia 7 de setembro de 1922, aconteceu a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil. Desde então, o rádio continua sendo um dos principais veículos de comunicação de massa em nível mundial, apesar das novas tecnologias que surgiram logo depois, como televisão e a própria internet. Neste ano de 2022, o rádio comemora 100 anos e várias atividades estão sendo realizadas por todo o país.

Para comemorar essa data tão importante, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) decidiu lançar a Mostra Rádio em Movimento. A iniciativa une arte e cultura, pois também faz uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna. Cada Estado da Federação recebeu três rádios para que artistas possam ilustrar de forma criativa a peça.

Os aparelhos são réplicas do famoso rádio modelo capelinha, muito popular em 1940. Na Paraíba, os rádios estão na cidade de João Pessoa, Campina Grande e Patos. O artista Roberto Nascimento, que mora em Patos, foi um dos escolhidos na Paraíba para fazer o desenho no próprio rádio capelinha. Apenas um rádio será o escolhido no estado após as artes.

Os artistas em nível nacional terão alguns meses para fazer suas ilustrações. Após os trabalhos concluídos, 27 rádios serão expostos em Brasília, no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, quando a ABERT completa 60 anos. Os rádios farão parte de uma grande ação de combate à fome, desenvolvida pela ABERT e entidades de radiodifusão associadas.

Roberto Nascimento é um dos grandes nomes do desenho na cidade de Patos e tem reconhecimento de outros artistas em nível de Paraíba. Roberto se disse muito feliz por ter sido indicado pela gerente da Rádio Espinharas para ilustrar o rádio. “Estou com várias ideias na cabeça e depois vou fazer o desenho no rádio! Parabéns pela ideia de unir a arte e a cultura! Viva os 100 anos do rádio no Brasil”, destacou Roberto.


Jozivan Antero – Polêmica Patos