Governo determina aumento de 19% no preço do gás de cozinha neste domingo, dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador

O Governo Federal, através da Petrobrás, anunciou que a partir deste domingo, dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, o preço do gás natural sofrerá reajuste de 19% em […]



O Governo Federal, através da Petrobrás, anunciou que a partir deste domingo, dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, o preço do gás natural sofrerá reajuste de 19% em reais por metro cúbico. Isso significará um aumento de preços nos seus derivados, incluindo o gás de cozinha.

Em nota, a Petrobras relatou que os preços terão aumento para as distribuidoras com relação ao trimestre fevereiro-março-abril. Para o Governo, o ajuste decorre da atualização com base nas fórmulas acordadas, que vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo internacional e da taxa de câmbio.

O Governo do Presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mantido a atual política de preços da Petrobrás desde o presidente Michel Temer, que mudou a fórmula deixada pelo governo anterior, ou seja, Dilma e Lula, no qual a Petrobrás tinha controle nacional sobre seus produtos e criava mecanismos de proteção do mercado interno em decorrência das flutuações dos preços internacionais.

Com a atual política de preços apoiada por Bolsonaro e seu Ministro Paulo Guedes, a Petrobras teve um lucro de 106 Bilhões de Reais em 2021, agradando os seus acionistas e gerando uma lucratividade de 1.400%, mas que leva a uma disparada da inflação em um país que depende do transporte para quase todos os setores da economia.

A política de preços do Governo Bolsonaro em relação a Petrobras está levando ao desespero milhões de famílias de trabalhadores, que tiveram que mudar a rotina de uso do transporte, vem pagando um preço alto para se locomover e tem o salário cada vez mais consumido pelo abastecimento de combustíveis que no Brasil já é o 3º mais caro do mundo.


Jozivan Antero – Polêmica Patos