Dia Nacional da Caatinga é celebrado com atividades na Praça Getúlio Vargas, no centro de Patos

O Dia Nacional da Caatinga é comemorado neste dia 28 de abril. Para celebrar a data que foi instituída por lei federal de propositura do ex-presidente Lula, professores, pesquisadores e […]



O Dia Nacional da Caatinga é comemorado neste dia 28 de abril. Para celebrar a data que foi instituída por lei federal de propositura do ex-presidente Lula, professores, pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG;Patos), promoveram atividade no centro da cidade de Patos.

Durante a manhã desta quinta-feira, a Praça Getúlio Vargas, foi palco de exposições, distribuição de mudas nativas, explanações sobre a Caatinga e diálogos proveitosos sobre o único bioma exclusivamente brasileiro, que possui quase 4.500 espécies de plantas, que abrange 11% do território nacional e está presente nos estados da Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e parte de Minas Gerais.

O Programa de Educação Tutorial (PET), da UFCG/Patos, se fez presente e contribuiu de forma direta para a atividade que foi considerada um sucesso. Banners explicaram a importância da Caatinga e a necessidade de proteger esse bioma rico que vem sendo devastado diante da falta de medidas para preservar.

A professora Carminha Learth, bem como os demais presentes, destacou a participação do público e relatou que existe uma ausência de políticas públicas mais efetivas para ajudar na compreensão do melhor manejo do bioma por parte de agricultores e daqueles que exploram as áreas rurais. Carminha disse que tem avançado bastante na discussão na região graças ao trabalho desenvolvido pela UFCG, precisamente do curso de Engenharia Florestal.  


Jozivan Antero – Polêmica Patos