A Petrobras elevará em 5,9% o preço do Gás Liquefeito de Petróleo, o popular gás de cozinha. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, dia 11, e vai começar a vigorar a partir da segunda-feira, dia 14, em todo o Brasil. Com o aumento, o valor do botijão poderá chegar a R$ 105,00 em alguns locais.
Os constantes reajustes de preço do gás de cozinha estão causando revolta na população que busca alternativas para economizar na hora de cozinhar seus alimentos. O valor do produto está fazendo com que várias famílias pobres não tenham condições de comprar e construam fogões de lenha ou mesmo façam fogos artesanais quando se tem o que cozinhar.
De acordo com a Petrobras, o reajuste está alinhado com os preços internacionais que estão vinculados ao dólar que podem variar para mais ou menos. A grande questão é que até agora o preço tem sido sempre para mais e interfere diretamente no valor repassado ao consumidor que viu a inflação consumir os rendimentos.
Desde o governo do presidente Michel Temer (MDB), que assumiu o poder após o golpe contra Dilma Rousseff (PT), em 2.016, o valor do petróleo está vinculado aos preços internacionais atrelados ao dólar. O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) prometeu acabar “isso daí”, porém, deixou da mesma forma e os preços do petróleo e seus derivados estão sempre em alta.
Jozivan Antero – Polêmica Patos