Uma cobra cascavel, que é uma das mais temidas do Brasil, foi capturada nesta quarta-feira, dia 17, no Campus da Universidade Federal de Campina Grande, em Patos (UFCG/Patos).
A cobra estava nas proximidades do herbário do Campus em um arbusto quando foi avistada. Medindo quase dois metros, a cascavel foi capturada, de acordo com informações, por estudantes do curso de biologia.
A cobra cascavel é bem característica por ter guizos, conhecidos popularmente por maracás. Os anéis estão localizados no fim da cauda que emitem um som quando movimentados. O barulho é usado para advertir outros animais e para proteção, pois amedronta predadores.
A cascavel se alimenta de pequenos roedores, mas pode fazer uso do seu veneno para capturar outras presas. A cobra é perigosa, porém, não é agressiva e foge quando avistadas.
Graças a informação e a destreza dos estudantes, a cobra não foi morta como geralmente acontece no dia a dia. O animal, provavelmente, deverá ser devolvida ao seu habitat natural em outro local mais adequado.
Polêmica Patos