A secretária de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, falou nessa sexta (29) sobre a nova doença que está atingindo o Brasil. A Varíola dos Macacos já fez cerca de 980 vítimas, e uma morte foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Na Paraíba, um jovem já foi contaminado pela doença e estava em observação, após notar lesões na pele e sintomas relativos à doença.
A reportagem questionou se, diante da preocupação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério de Saúde do Brasil, a secretaria estadual de saúde já havia tomado alguma medida para se preparar para um possível aumento de casos no estado e como a SES-PB está atuando para evitar a disseminação e conscientização.
“A Paraíba já está com o seu plano de ação, com relação à Varíola dos Macacos, com a rede de saúde organizada para, mediante casos suspeitos, se faça uma coleta e ele seja encaminhado para o Rio de Janeiro, que é referência para esses casos, para que se faça as avaliações. Entendendo que o número de hospitalizações é bem menor nesse caso da varíola”, comentou a secretária.
Renata Nóbrega destacou ainda a necessidade dos cuidados de sempre: o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento sempre que possível.
Fonte: Blog do Jordan Bezerra