Há vários meses, os professores que ficaram classificados no concurso público realizado em 2018 para preenchimento de vagas na Prefeitura Municipal de Patos estão reivindicando nomeação. Os classificados provaram que existem vagas na Secretaria de Educação do Município de Patos, pois vários professores se aposentaram ou saíram por outros motivos das suas funções.
26 classificados mostram que existem vagas no ensino infantil em creches e escolas, porém, a gestão municipal mantém professores contratados e descumpre o que determina a Constituição Federal no caso de preenchimento de vagas em cargos no serviço público.
Como forma de chamar a atenção da sociedade, os professores classificados colocaram um banner no canteiro central em frente da Prefeitura Municipal de Patos com a seguinte frase: “Nabor, reivindicamos a nomeação de mais 26 professores classificados da educação infantil nas 26 vagas das aposentadorias e novas creches”. O grito silencioso foi uma das formas encontradas para mostrar ao prefeito a necessidade.
O prazo de validade do concurso público se vence neste mês de agosto de 2022. O ex-prefeito Ivanes Lacerda (em memória) prorrogou o prazo tendo em vista a pandemia do novo coronavírus, Covid 19. Os classificados relatam que estão movendo ações judiciais tendo em vista a comprovação de que as vagas existem, mas são preenchidas de forma irregular.
O vereador sindicalista José Gonçalves disse que a gestão do prefeito Nabor Wanderley já poderia ter feito a convocação e nomeação não só dos professores classificados, mas também de vários outros na mesma situação. O vereador disponibilizou o seu setor jurídico para contribuir com as ações.
Em fevereiro de 2022, a reportagem fez contato com o secretário de Administração do Município de Patos, o advogado Francivaldo Freitas, que relatou: “Estamos fazendo alguns levantamentos acerca do presente concurso, prazo de vigência, vagas acima do limite legal, entre outros pontos visto que o concurso foi realizado e teve continuação durante toda essa estabilidade administrativa…por isso neste momento não posso falar sobre a possibilidade de novas nomeações”.
Desde então, a gestão não fez mais nenhum comunicado sobre a possibilidade de convocação e nomeação de classificados do concurso da Prefeitura Municipal de Patos.
Polêmica Patos
Tags: #classificados • #concurso2018 • #concursopublico • #contratados • #professores • #vagas