Inaugurado em 1982, como símbolo do crescimento do comércio em Patos, o Mercado Modelo Juvino Lilioso, o popular Mercado da Carne, vem sendo negligenciado administrativamente e, com isso, se tornou notório o descontentamento por parte de muitos dos comerciantes, trabalhadores e dos clientes que o frequentam diariamente.
O Mercado da Carne oferece cerca de 200 boxes para comércio, no entanto, uma parte considerável encontra-se sem uso para as finalidades da venda de carnes de bovinos, suínos, caprinos e aves, além de verduras e outros produtos que tornaram o local como referência de economicidade e praticidade. O Mercado da Carne está no complexo que compreende o Mercado Darcílio Wanderley e o Mercado das Frutas, em pleno centro da cidade.
A reportagem do Polêmica recebeu vídeos que confirmam o estado de abandono no Mercado da Carne. Alcoólatras e outras pessoas com problemas psicológicos e em vulnerabilidade social extrema fizeram do mercado sua moradia. Em um dos vídeos, é possível ver um homem caído no corredor, outro que defecou em um box abandonado e a venda de bebidas dentro do espaço.
Os banheiros do local, que tem uso público, estão sendo depredados por vândalos. Os funcionários têm encontrado muita dificuldade para manter a limpeza, pois os alcoólatras urinam no chão, colocam objetos dentro dos vasos sanitários e provocam entupimento. Recentemente, a Secretaria de Serviços Públicos teve que quebrar parte do piso para desobstruir o cano do esgoto. Após o serviço, se identificou que a obstrução se deu por restos de tecidos.
Mesmo o Mercado da Carne oferecendo produtos com preços mais acessíveis aos consumidores, o descaso no local tem afugentado os cidadãos. Os próprios comerciantes reclamam constantemente do poder público que é o responsável pela administração do órgão, mas têm negligenciado e falta iniciativa firme para medidas de organização.
A quantidade de cães dentro do mercado é outro fator preocupante. Por falta de vigilantes nas quatro entradas, os cães passeiam livremente, entrando e saindo. Aos poucos se percebe a falta medidas para resolver problemas que carecem muito mais de medidas administrativas que de recursos públicos.
O Mercado Modelo Juvino Lilioso é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos do Município de Patos, que tem atualmente Josimar do Hospital como secretário da pasta. O caso foi levado ao conhecimento do secretário. Ele relatou que fará uma reunião com outras secretarias para uma força conjunta que tome medidas mais efetivas diante dos problemas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #mercadodacarne • #mercadojuvinolilioso • #mercadopublico • #prefeituradepatos