Pais buscam solução para problemas de transporte escolar na zona rural do Município de Patos

O retorno das aulas presenciais neste mês de abril de 2022, após a crise vivida pela pandemia do novo coronavírus, que abrigou por quase dois anos a suspensão das aulas […]



O retorno das aulas presenciais neste mês de abril de 2022, após a crise vivida pela pandemia do novo coronavírus, que abrigou por quase dois anos a suspensão das aulas nas escolas, está ainda tendo desafios a serem superados pela comunidade escolar, pelos gestores e por várias famílias.

Na manhã desta sexta-feira, dia 22, uma comissão de pais de estudantes da comunidade Mocambo, Trincheiras, Carnaúbas, Poço Comprido, Agrovila e outras da zona rural do Município de Patos, estiveram na sede da 6ª Gerência Regional de Educação (6ª GRE) para buscar solução diante do transporte escolar que pega os estudantes nas referidas localidades.

De acordo com os pais, apenas um ônibus tem feito o trajeto de coleta dos estudantes e isso ocasionou em demora demasiada, prejudicando o horário para chegar nas escolas da cidade de Patos e também nas residências.

O senhor Mironaldo, mais conhecido por Miriu, da comunidade rural Trincheira II, relatou que um único ônibus não tem condições de fazer o transporte escolar de forma satisfatória. “Nós queremos que sejam dois ônibus! Muitos estudantes prejudicados e os pais preocupados com o problema. A rota é muito grande e não dá para chegar no horário e se perde o começo das aulas. Também a saída é outro problema, pois o motorista quer sair mais cedo, mas as aulas só terminam ao meio dia”, falou Miriu.

A diretora da 6ª GRE, Genilúcia Medeiros, relatou que não tinha conhecimento do problema e agradeceu aos pais pela cobrança para solução. Genilúcia disse que os ônibus funcionam em parceria entre Estado e Município. Ela relatou que irá buscar resolver a situação até a próxima segunda-feira, dia 25, quando fará um levantamento da demanda e diálogo com a Secretaria de Educação do Município de Patos.


Jozivan Antero – Polêmica Patos