O problema dos animais de rua, principalmente cães, é uma das maiores reclamações dos cidadãos da cidade de Patos. O número de cães doentes, famintos, raivosos, com carrapatos e outros problemas é notório em todos os bairros da cidade.
Para amenizar a situação em médio e longo prazo, a saída, de acordo com especialistas, é uma ampla campanha de castração para diminuir a população de cães de rua. A Organização Não-Governamental Adota Patos, uma das principais entidades de proteção aos animais, está em fase de conclusão da sua sala de castrações.
O presidente da ONG Adota Patos, Rafael Gomes, conhecido por Rafael da Civil, relatou que nesta sexta-feira, dia 15, os voluntários estiveram na sala de castrações para dar continuidade às ações que visam colocar em funcionamento pleno o local. Rafael disse esperar que nos próximos 15 dias possam estar realizando as primeiras castrações de cães e gatos.
Rafael disse que algumas questões estão dependendo da Prefeitura Municipal de Patos, como, por exemplo, a troca do piso. “A parte de ar-condicionado, equipamentos de anestesia, monitor paramétrico, mesas e demais itens necessários estamos providenciando. Vamos dar início aos testes de equipamentos e fazer nossa parte nesta grande luta”, destacou.
A ONG Adota Patos é mantida por contribuições voluntárias, parcerias com empresas e entidades, além de uma subvenção por lei da Prefeitura Municipal de Patos.
Jozivan Antero – Polêmica Patos