“Tem muita mídia e pouca ação”, diz Rafael Gomes sobre política para animais de rua por parte da Prefeitura Municipal de Patos

O presidente da Organização Não-Governamental Adota Patos, Rafael Gomes, mais conhecido por Rafael da Civil, esteve concedendo entrevista ao Programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, no final da tarde desta […]



O presidente da Organização Não-Governamental Adota Patos, Rafael Gomes, mais conhecido por Rafael da Civil, esteve concedendo entrevista ao Programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM, no final da tarde desta terça-feira, dia 05, para discutir as questões dos animais de rua e as medidas necessárias para conter o grave problema de crescimento desordenado da população de cães e gatos em abandono.

Rafael Gomes disse que a gestão municipal tem feito muita mídia e pouca ação no que diz respeito a situação dos animais de rua. Rafael reconheceu que é uma situação muito difícil, mas tem que ser enfrentada como se deve, com política de zoonoses correta, castrações de cães e gatos de rua, desenvolver parcerias mais eficazes para conter o problema.

O presidente da Adota Patos disse que está concluindo a sala de castrações da entidade e, apesar das dificuldades, o local será concluído em breve. A ONG sobrevive de doações voluntárias, subvenção da Prefeitura Municipal de Patos, mas tem sido insuficiente diante da demanda cada vez maior em relação aos animais de rua. Rafael Gomes criticou a quantidade de cães que foram castrados na parceria entre a Secretaria de Saúde do Município de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), pois foram castrados apenas 15 cães após vários meses.

Rafael lamentou a falta de políticas mais efetivas e lembrou da ação movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a gestão municipal por não cumprir as castrações dos animais conforme acordo. A Prefeitura Municipal de Patos foi sentenciada pelo Poder Judiciário por não fazer as castrações e desenvolver ações para conter a população de animais de rua.

O presidente da ONG Adota Patos falou sobre várias ações que podem amenizar o grave problema dos animais de rua na cidade de Patos. Rafael reafirmou a necessidade de castração em massa de animais e espaços apropriados destinados para colocar animais. As ações maiores podem ser tomadas pela Prefeitura de Patos, pois é de sua responsabilidade.   


Jozivan Antero – Polêmica Patos


O programa na íntegra com a entrevista você pode acompanhar pelo seguinte endereço: 

https://www.facebook.com/radioespinharas/videos/1013606149563103