Na manhã desta quinta-feira, dia 17, a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal se posicionou sobre o caso do idoso E.J.L, de 69 anos, que foi abordado dentro da agência da caixa no centro de Patos. O idoso sofreu um golpe e perdeu R$ 2.000,00 de sua conta após ser enganado por dois criminosos.
Em nota, a Caixa Econômica Federal também deu orientações:
“A CAIXA orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Em eventual necessidade, o cliente deve procurar um empregado da CAIXA, devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente pode entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 726 0101, informando ao atendente do banco sobre a situação, para que sejam prestadas as devidas orientações.
Ressaltamos que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.
Em relação ao caso citado, foi aberto processo de contestação e em observância à lei do sigilo bancário, após finalização da análise, o resultado será comunicado diretamente ao cliente.
A CAIXA reforça os principais cuidados que devem ser observados:
✅ Nunca aceite ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências;
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas;
✅ Desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado;
✅ Desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita;
✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
✅ Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
✅ A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
✅ A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet http://www.caixa.gov.br/seguranca/. Em caso de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento: SAC/Ouvidoria 0800.726.0101, WhatsApp 0800.104.0104 ou qualquer uma das agências da CAIXA (http://www.caixa.gov.br/atendimento)”.
Mais informações sobre a CAIXA podem ser consultadas nas redes sociais do banco:
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Atenciosamente
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ASCOM
Edição: Jozivan Antero – Polêmica Patos