No final da tarde desta terça-feira, dia 07, o presidente da ONG Adota Patos, Rafael Gomes, o popular Rafael da Civil, concedeu entrevista ao programa Polêmica, levado ao pela Rádio Espinharas FM. Rafael se posicionou sobre vários assuntos que dizem respeito a situação dos animais de rua no município e questionou o papel desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Patos diante de situações enfrentadas.
Rafael da Civil também falou sobre a situação que chocou a sociedade patoense após cães de rua devorarem um filhote de jumento que perambulava com a mãe no Bairro Novo Horizonte. De acordo com Rafael, o fato demonstra a incompetência da gestão municipal, pois os cães estão passando fome, se multiplicando nas ruas e os jumentos estavam soltos em vias públicas.
O presidente da ONG Adota Patos aproveitou o ensejo e comentou sobre vários assuntos que dizem respeito à situação dos animais de rua. Rafael chamou a atenção para o número pequeno de castrações de cães que foram realizadas entre a parceria com a Prefeitura Municipal de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos). Em um mês, foram castrados 15 cães no Hospital Veterinário da UFCG/Patos. A ONG Adota Patos tem feito 6 castrações por dia de gatos e em 2022 quer ampliar as castrações também de caninos.
Na entrevista foi a primeira participação pública de Rafael Gomes sobre o fim da parceria entre Prefeitura de Patos e ONG. O presidente falou sobre ampliação das parcerias que estão sendo feitas com o poder judiciário, UNIFIP e demais setores públicos e privados.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Veja entrevista: