Diante da forte estiagem que afeta a região de Patos, principalmente os pequenos agricultores e irrigantes, um grupo de cidadãos está buscando sensibilizar a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA/PB) para que promova a abertura das comportas da Barragem da Capoeira, localizada no Município de Santa Teresinha, sertão da Paraíba.
Durante entrevista ao jornal Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, o agricultor conhecido popularmente por Burrego e o seu amigo Damião do Campo Comprido pediram para que as autoridades competentes possam promover a liberação de água da Barragem da Capoeira para beneficiar criadores que estão enfrentando escassez de água para os animais beberem e para manter a agricultura familiar.
A Barragem da Capoeira se encontra com 43% do seu volume de água acumulado. De acordo com os agricultores e irrigantes, o total comporta a liberação para evitar um colapso daqueles que dependem de água no leito do Rio da Cruz. Os pequenos relatam que a água dos poços artesianos estão muito baixos e com a qualidade também ruim.
Damião do Campo Comprido relatou que a situação dos pequenos agricultores é muito difícil e apenas com a abertura das comportas da Barragem da Capoeira pode amenizar o momento difícil. A mesma situação é dita por Burrego que busca fazer com que o pedido de ajuda possa chegar até as autoridades que têm poder de abrir as comportas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos