Em Patos, pai de criança com síndrome de down se posiciona diante de fala preconceituosa do Ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) nomeou o 4º Ministro da Educação. Desta vez, o pastor da Igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro, que também era assessor direto do presidente, assumiu a […]



O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) nomeou o 4º Ministro da Educação. Desta vez, o pastor da Igreja Presbiteriana, Milton Ribeiro, que também era assessor direto do presidente, assumiu a vaga deixada por ex-ministros desastrosos e que se envolveram em escândalos diversos. 

O Ministro Milton Ribeiro vem sendo alvo de críticas por posições consideradas inadequadas e que vêm sendo observadas como atrasadas por pedagogos nacionais e internacionais. Milton Ribeiro já chegou a defendeu educar crianças pela dor, relatou que a universidade não é espaço para todos, amenizou crimes de feminicídio e recentemente destacou que crianças com deficiência atrapalham os demais estudantes.

A fala controversa do Ministro da Educação logo foi criticada mais uma vez e o senador Romário chegou a chamar o ministro de “completo idiota”. Após a posição do Ministro, vários educadores também se posicionaram e comentaram que o Ministro da Educação não busca resolver e melhorar a educação, mas sim criar mecanismos para atrasar processos educacionais que devem ser melhorados.

O contabilista patoense Nilsando Luiz de Sousa, que é pai de uma criança com síndrome de down, fez um relato nas suas redes sociais e se posicionou também em áudio enviado ao Programa Polêmica, na Rádio Espinharas. 

Nilsandro escreveu: “Ao Sr. Milton Ribeiro, dito, Ministro da Educação. A que ponto chegamos! Um ministro da educação declarar numa entrevista que crianças com deficiência atrapalham a educação das outras, ainda chama de INCLUSIVISMO, e para se defender depois de mais falácia desastrosa, afirma que sua fala foi colocada fora de contexto.

Esse senhor Milton Ribeiro é que está fora do contexto da verdadeira ideia de formação de uma sociedade que possa ensinar para o outro, o verdadeiro contexto de respeito, altruísmo, compaixão e amor para com o próximo.

Mais uma vez, a fala desse Ministro expressa o separatismo, a desinformação e a ruptura com o verdadeiro sentido da educação que não é fruto de uma ideia INCLUSIVISTA, mas sim, de reconhecer as potencialidades que cada indivíduo possui e que ao incluir todo indivíduo e todo cidadão em um meio social de visão igualitária, fazendo com que o outro busque aprender para apreender aquilo que cada um pode ofertar de Bom. Essa metodologia de educação inclusiva, formará boas pessoas para um futuro melhor e mais próspero.

Sentidos e pensamentos que esse senhor Ministro não possui.

Espero sinceramente que a sociedade brasileira possa se expressar com veemência sobre tão vergonhosa postura!

Pois te afirmo Sr. Ministro, meu filho, como tantas outras pessoas com algum tipo de deficiência, tem contribuído de forma direta para com a busca da melhoria do ensino e para com a vida de tantos bons profissionais  que não vislumbram as pessoas com deficiências como indivíduos que atrapalham a metodologia do ensino, mas sim, indivíduos que demonstram que suas superações diárias, provam que todos nós podemos ser capazes de melhorar, para fazer da nossa sociedade e do nosso mundo, um lugar melhor”.



Jozivan Antero – Polêmica Patos