
Portal WSCOM
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), a Operação Long Range para investigar o desvio de R$ 82.650,00 das contas da Prefeitura de Desterro, no Sertão da Paraíba. De acordo com as investigações, hackers acessaram remotamente o sistema bancário do município em 2023 e transferiram os recursos para contas pessoais e de terceiros usados como “laranjas”.
Com a autorização da Justiça Federal, os agentes quebraram os sigilos bancário e telemático dos suspeitos. Assim, foi possível rastrear o caminho do dinheiro e identificar os beneficiários finais do esquema. As investigações apontam que os criminosos agiram de forma articulada e à distância, operando a partir de outro estado.
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram executadas em bairros da capital paulista, incluindo Balneário Mar Paulista, Três Marias e Lageado. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Patos (PB), que também determinou o afastamento do sigilo de dados dos investigados.
Além disso, a Polícia Federal informou que os envolvidos poderão responder pelos crimes de furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem alcançar até 21 anos de reclusão.
O nome da operação, Long Range — que em português significa “longo alcance” — faz referência ao modo de atuação do grupo, que subtraiu valores de contas públicas mesmo sem estar fisicamente no estado onde ocorreu o crime.
A Polícia segue investigando possíveis conexões do grupo com outras ações semelhantes. Por isso, novas diligências podem ocorrer nos próximos dias.