
A diarista Rozilda Pereira, que reside no Bairro do Morro, em Patos, fez um registro em vídeo, na noite desta terça-feira, dia 15 de abril, da presença de um Gambá-de-orelha-branca, conhecido por Timbu.
Rozilda disse que o Timbu aparece sempre na localidade da Rua Janúncio Nóbrega, na avenida de acesso à 4ª CIRETRAN. O animal estava sobre o teto das casas e logo após ficou no alpendre da borracharia Santana.
A cena sempre chama a atenção dos moradores que estão se acostumando à visita inusitada do gambá, que tem vida urbana e pode estar em comunidade com outras espécies por perto.
O gambá-de-orelha-branca é um animal muito versátil e seus habitats naturais são muito diferentes em termos de ocorrência de chuva, umidade, disponibilidade de água e temperatura, vivendo geralmente em prados, montanhas, bosques florestas e áreas de preservação ambiental.
Estes animais são onívoros, alimentando-se principalmente de frutas, mas também de invertebrados como besouros e diplópodes, e pequenos vertebrados, como pássaros e outros mamíferos. Apesar de não transmitirem doenças, é importante, em caso de mordida, procurar o posto de saúde.
O gambá é um animal silvestre e é protegido pela lei federal 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais). É crime matar, perseguir, caçar ou maltratar esses animais.
Veja o vídeo:
Jozivan Antero – Polêmica Patos