Hospital Infantil Noaldo Leite adota pulseira em alusão ao Dia Nacional de Segurança do Paciente 

Nesse mês de abril, em alusão à comemoração do Dia Nacional de Segurança do Paciente, foi implantado no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, a pulseira de identificação de queda, […]



Nesse mês de abril, em alusão à comemoração do Dia Nacional de Segurança do Paciente, foi implantado no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, a pulseira de identificação de queda, visando sinalizar adequadamente os riscos aos quais os pacientes estão expostos.  

O Dia Nacional da Segurança do Paciente, comemorado em 1º de abril, tem como principal objetivo reforçar a importância da prevenção de incidentes nos serviços de saúde e garantir um cuidado mais seguro e de qualidade para todos os pacientes.

Desde o início do mês de abril, a sinalização foi implementada nos pacientes internados na unidade de saúde para levar mais segurança às crianças internadas. 

Nos hospitais, essa data é uma oportunidade para mobilizar profissionais da saúde, gestores, pacientes e familiares em torno de boas práticas que visam a segurança durante todo o processo de atendimento. Isso inclui desde a identificação correta do paciente, o uso seguro de medicamentos, até a prevenção de infecções, quedas e erros durante procedimentos cirúrgicos.

Além disso, o dia também serve para fortalecer a cultura da transparência, da comunicação eficaz entre as equipes e do aprendizado com erros, visando evitar que eles se repitam. 

“Garantir a segurança do paciente é cuidar com responsabilidade, atenção e respeito”, relata Pricilla Silva Braga, coordenadora do núcleo de segurança do paciente do HINL.

ASCOM