Patos terá ‘Casa da Mulher Brasileira’ para serviços integrados de acolhimento e apoio às mulheres em situação de violência

Governo do Estado anunciou R$ 61 milhões como parte do programa para fortalecer políticas públicas para mulheres, população negra e povos tradicionais.



Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Redação / Com informações do Governo da Paraíba

Dentro do anúncio feito pelo governador João Azevêdo durante solenidade realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, na segunda-feira (13), para o Programa “Paraíba 2025-2026”, está a implantação da Casa da Mulher Brasileira na cidade de Patos, que visa oferecer serviços integrados de acolhimento e apoio às mulheres em situação de violência. Outra cidade contemplada com a instalação da unidade será a capital paraibana.

O Governo anunciou investimento de R$ 61 milhões como parte do programa para fortalecer políticas públicas para mulheres, população negra e povos tradicionais ampliando o acesso a serviços de referência em todas as regiões do Estado.

O “Paraíba 2025-2026” também inclui a criação de 20 novos Centros de Referência Especializados para Mulheres, voltados ao atendimento psicológico, social e jurídico, além da instalação de sete Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) para reforçar a rede de proteção. 

Outro destaque é a construção do Memorial das Etnias Paraibanas (Museu da Diáspora Negra, Comunidades Tradicionais e Povos Originários da Paraíba), que celebrará as histórias e contribuições das comunidades tradicionais e afrodescendentes, promovendo a memória e a reparação histórica.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, ressaltou a importância desse investimento para o fortalecimento das políticas de igualdade no estado. “Estamos garantindo desenvolvimento e sustentabilidade, cuidados e proteção para as mulheres, reparação e memória da nossa história e, acima de tudo, preparando a Paraíba para um futuro mais igualitário. Este é um marco que reafirma o compromisso do Governo do Estado em promover a justiça social e o empoderamento feminino”, afirmou.

Segundo Lídia Moura, o programa “Paraíba 2025-2026” representa uma iniciativa abrangente e estratégica, reforçando o compromisso da gestão estadual com a promoção de direitos e a valorização da diversidade humana. Com a ampliação da rede de serviços, o governo busca não apenas garantir a proteção das mulheres, mas também consolidar uma política de inclusão que promova o desenvolvimento social em todas as regiões da Paraíba.