Pai denuncia problemas em tratamento de filho recém-nascido na Maternidade Dr. Peregrino Filho em Patos; Direção se pronuncia

Pai de criança reclamou de demora no atendimento; Diretoria alegou que familiares também precisam colaborar para o atendimento do bebê.



Foto: Reprodução
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O Polêmica Patos recebeu uma denúncia por parte de José Diogo e Érica Cartaxo sobre o atendimento na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. Os pais do pequeno José Diogo Lustosa Medeiros Filho, internado juntamente com Érica na maternidade, alegaram lentidão no tratamento de icterícia, ao qual o bebê está sendo submetido. Para os pais, existiu morosidade na realização dos exames laboratoriais e pouca atenção da equipe médica. “O pediatra passa apenas a cada 24 horas e os exames são extremamente demorados”, disse o pai do recém-nascido.

Segundo José Diogo, a mãe da criança está muito abalada emocionalmente, porque, aparentemente, o quadro de saúde do bebê tem piorado e não tem existido mais agilidade no tratamento com o filho dele. “Citaram que existe uma máquina melhor para tratamento de icterícia mas , por que não o colocaram antes? Tentamos agilizar os exames em laboratório particular mas isso foi negado, inclusive não deixaram a gente tirar meu filho pra um hospital particular”.

A diretora geral da maternidade, Séfora Cândida, explicou que o caso está sendo acompanhado por ela de perto e pediu a colaboração dos familiares. “O tratamento de fototerapia é prescrito pelo médico e precisamos que a família siga as orientações e cumpra o tempo mínimo que o bebê precisa ficar na máquina para receber a luz. Quanto as demais queixas, já tomamos todas as providências cabíveis”, explicou Séfora.

Sobre a reclamação referente a presença do pediatra na enfermaria, a diretora informou que este é um procedimento padrão e que, caso seja necessário, o médico pode retornar, já que existem médicos plantonistas. “A visita do médico ocorre sim a cada 24 horas, mas se o paciente tiver alguma intercorrência urgente, temos o plantonista disponível de atendimento imediato, desde que necessário”.

Ouça relato do pai e e resposta da diretora da Maternidade: