Nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Dona Capitulina Sátyro, em Cacimba de Areia, na região metropolitana de Patos, participaram de um evento em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A atividade, que promoveu a conscientização e valorização da cultura afro-brasileira, bem como a reflexão sobre a diversidade e o combate ao racismo estrutural, em consonância com a Lei 10.639/2003, teve uma participação efetiva de vários estudantes.
A culminância do projeto, que teve como tema: Consciência Negra: A Educação Não Tem Cor”, foi idealizada pela professora de História Edinalba Brito. O principal objetivo foi ressaltar a importância da população negra na sociedade.
O encerramento do projeto foi apresentado para toda comunidade escolar, onde os alunos expuseram seus trabalhos em forma de cartazes, produções de texto, dança, jogral, músicas, poemas, frases, roda de capoeira, entre outros.
Os trabalhos expuseram biografias de grandes nomes da cultura negra, personalidades de destaque, comunidades negras no Brasil, formação do povo brasileiro, casos de racismo, dentre outras ações, além de mostrarem seus talentos e melhorar a autoestima e aprofundar as reflexões sobre a importância do combate ao racismo estrutural, a valorização da cultura afro-brasileira e a necessidade de se romper com padrões discriminatórios impostos pela sociedade.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #cacimbadeareia • #capitulinasatyro • #consciencianegra • #escola • #zumbi