Na sexta-feira, dia 01 de novembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos (IFPB/Patos), ocorreu a cerimônia de entrega de certificados da turma 2024.3 do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, por meio do programa Qualifica Mais Energife.
A cerimônia contou com a presença do diretor-geral do IFPB/Patos, prof. José Ronaldo Lima, do diretor de Ensino Prof. Paulo Marcelo Feitosa, do diretor de Administração Ivamar Dantas, pelo coordenador do curso, prof. Bruno Almeida, pela supervisora Profa. Brígida Lima, prof. Almir Rogério, além de estudantes, familiares e amigos.
Dos 40 estudantes matriculados, 38 receberam os certificados, sendo 06 mulheres, o maior número de mulheres já registrado, rompendo os padrões de gênero presentes nesta área de qualificação profissional.
Ao longo do ano, foram certificados 107 estudantes, dos 120 matriculados.
O Qualifica Mais Energife do IFPB Campus Patos mostrou sua eficiência garantindo o acesso, a permanência, o êxito e realizando articulações com setores diversos da sociedade civil como: Movimento de Mulheres Olga Benário, CRAS, associações de moradores, empresas do ramo de Energias Renováveis e por meio da divulgação e ampliação da visibilidade através da imprensa local e das mídias digitais.
Ao oferecer o curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, o IFPB/Patos quebra barreiras e oferece condições para a conquista da certificação profissional em uma das áreas que mais crescem no país.
Para Aline Leite, estudante concluinte e coordenadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, em Patos, a iniciativa do IFPB em promover o curso de Eletricista de Energias Renováveis oferece aos trabalhadores, sobretudo as mulheres, oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.
ASCOM
Edição: Jozivan Antero – Polêmica Patos