Em Patos, destruição de árvores para pavimentação asfáltica revolta cidadãos preocupados com o meio ambiente

A retirada de árvores para pavimentação em paralelepípedos e por asfalto causa revolta nos bairros populares e também no centro da cidade de Patos. Após publicações em redes sociais de […]



A retirada de árvores para pavimentação em paralelepípedos e por asfalto causa revolta nos bairros populares e também no centro da cidade de Patos.

Após publicações em redes sociais de cidadãos que se revoltaram ao verem que várias árvores da Rua Vidal de Negreiros, Pedro Firmino e outras localidades do Bairro Brasília e do centro da cidade foram arrancadas, os comentários mais diversos foram feitos lamentando o fato ocorrido com as árvores.

Os cidadãos questionam a política de meio ambiente que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Patos e criticam a falta de projetos de arborização na cidade, que está a cada dia mais quente por inúmeros fatores de destruição do semiárido. No Bairro Santa Clara, árvores foram arrancadas da frente de residências para pavimentação em paralelepípedos e também revoltou moradores.

A professora doutora Carminha Learth, do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), ao comentar sobre a retirada das árvores, escreveu:

“Arborização urbana é um aspecto de impacto em uma cidade. Demonstra educação, civilidade, conhecimento de problemas ambientais, relação de harmonia com a natureza, preservação de aspectos culturais….. se fala muito de amenizar calor, que é um aspecto relevante. Mas afeta também a saúde física e mental. Revela a valorização de nossa relação com a flora e fauna locais, com reflexos no bem-estar da população. E quando nos deparamos com cenas como estas (isto ocorreu em frente à secretaria de meio ambiente!!!), só podemos lamentar por sermos governados por políticos tão vesgos, distantes da realidade, autoritários!!!..”, destacou Carminha.

Polêmica Patos