Inclusão! Educadores físicos se destacam no trabalho de musculação com pessoa surda e autista em academia da cidade de Patos

A prática regular de exercícios físicos é excelente para a saúde em todos os sentidos, pois diminui o estresse e a ansiedade, melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade, […]



A prática regular de exercícios físicos é excelente para a saúde em todos os sentidos, pois diminui o estresse e a ansiedade, melhora a força, o equilíbrio e a flexibilidade, além de proteger o cérebro contra parkinson, alzheimer, esclerose múltipla e previne o ser humano de várias doenças.

Na cidade de Patos, ao longo dos anos, vem sendo visível o crescimento das das academias de musculação e de outras atividades físicas. No centro da cidade e nos bairros, as academias estão cada vez mais frequentadas por pessoas de todas as idades. O trabalho de inclusão nas academias ainda é limitado, mas vem avançando em algumas delas. 

A reportagem acompanhou o trabalho desenvolvido pelos educadores físicos Tizym Formiga e Rayfe Sousa, da Academia Start. Tyzim acompanha Elizabethy Marques, que é surda e está na academia há mais de 1 ano. Rayfe acompanha o jovem Mateus Medeiros, de 20 anos, que é autista e tem esclerose tubelosa. 

Tizim Formiga se comunica com Elizabethy por meio de libras. O educador físico aprendeu a linguagem brasileira de sinais com seus avós na cidade de Pombal e vem aperfeiçoando cada vez mais a sua prática. O educador físico disse que Elizabethy é muito disciplinada e gosta muito da prática de musculação. 

Rayfe relatou que acompanha o jovem Mateus há pouco mais de dois anos na academia. Mateus é muito querido entre todos e gosta também de dançar. O jovem autista foi incentivado por sua mãe para a prática de exercícios e é um exemplo de disciplina.

Ouça o que relatou Tizym Formiga:

Polêmica Patos